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Pesquisa Revela Impacto Positivo do Uso de Tecnologia no Ensino Fundamental.

Acadêmicos da Unilogos University investigam práticas pedagógicas inovadoras na Escola Municipal Turma da Mônica, em São Miguel do Tocantins.

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Um estudo recente realizado por acadêmicos da Unilogos University lançou luz sobre o impacto do uso de tecnologia no ensino fundamental, com foco especial no primeiro ano. Sob a coordenação de Elenice da Silva Mota, Tiago Aparecido de Melo Campos, Cassio Hartmann, Fabio da Silva Ferreira Vieira e Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues, a pesquisa intitulada “O USO DE TECNOLOGIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO” investigou as práticas pedagógicas na Escola Municipal Turma da Mônica, localizada em São Miguel do Tocantins, Estado de Tocantins.

Desafios e Oportunidades na Integração Tecnológica. 

O estudo teve como objetivo analisar como a tecnologia educacional está sendo aplicada em sala de aula e como isso influência o processo de ensino-aprendizagem. Por meio de pesquisas de campo, que incluíram questionários direcionados e observações, os acadêmicos buscaram entender como professores, alunos e a gestão escolar lidam com o uso de dispositivos tecnológicos, como celulares, internet, televisão, computadores e impressoras.

Os resultados revelaram uma série de desafios e oportunidades. Por um lado, os alunos apresentaram variabilidade no acesso às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s), destacando a necessidade urgente de equidade nesse aspecto. Por outro lado, os professores relataram uma transformação na dinâmica da sala de aula ao integrar essas ferramentas, promovendo maior participação dos alunos e entusiasmo nas atividades educacionais. 

*Importância da Formação Docente e Liderança Escolar*

 A pesquisa também enfatizou a importância da formação contínua dos professores, especialmente em relação ao uso eficaz das TDIC’s. Além disso, a atuação da gestão escolar foi destacada como fundamental, buscando parcerias e recursos adicionais para enriquecer o ambiente educacional.

Perspectivas Futuras e Políticas Públicas.

Olhando para o futuro, os pesquisadores sugeriram um investimento contínuo em formação docente, adaptação de salas de aula e políticas públicas que visem a inclusão digital efetiva. A pesquisa na Escola Municipal Turma da Mônica serviu como base para reflexões sobre o papel transformador das TDIC’s na educação e a necessidade de uma abordagem integrada para preparar os alunos para os desafios tecnológicos do século XXI.

Em um mundo em constante evolução tecnológica, o estudo destaca a importância de adaptar as práticas pedagógicas para promover um ambiente educacional mais dinâmico, participativo e eficaz, preparando assim os alunos para os desafios do futuro. O artigo pode ser acessado no link a seguir:

https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/340/271

Texto: Fernando Pereira.

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