Pesquisa Revela Impacto Positivo do Uso de Tecnologia no Ensino Fundamental.
Acadêmicos da Unilogos University investigam práticas pedagógicas inovadoras na Escola Municipal Turma da Mônica, em São Miguel do Tocantins.
Um estudo recente realizado por acadêmicos da Unilogos University lançou luz sobre o impacto do uso de tecnologia no ensino fundamental, com foco especial no primeiro ano. Sob a coordenação de Elenice da Silva Mota, Tiago Aparecido de Melo Campos, Cassio Hartmann, Fabio da Silva Ferreira Vieira e Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues, a pesquisa intitulada “O USO DE TECNOLOGIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO” investigou as práticas pedagógicas na Escola Municipal Turma da Mônica, localizada em São Miguel do Tocantins, Estado de Tocantins.
Desafios e Oportunidades na Integração Tecnológica.
O estudo teve como objetivo analisar como a tecnologia educacional está sendo aplicada em sala de aula e como isso influência o processo de ensino-aprendizagem. Por meio de pesquisas de campo, que incluíram questionários direcionados e observações, os acadêmicos buscaram entender como professores, alunos e a gestão escolar lidam com o uso de dispositivos tecnológicos, como celulares, internet, televisão, computadores e impressoras.
Os resultados revelaram uma série de desafios e oportunidades. Por um lado, os alunos apresentaram variabilidade no acesso às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s), destacando a necessidade urgente de equidade nesse aspecto. Por outro lado, os professores relataram uma transformação na dinâmica da sala de aula ao integrar essas ferramentas, promovendo maior participação dos alunos e entusiasmo nas atividades educacionais.
*Importância da Formação Docente e Liderança Escolar*
A pesquisa também enfatizou a importância da formação contínua dos professores, especialmente em relação ao uso eficaz das TDIC’s. Além disso, a atuação da gestão escolar foi destacada como fundamental, buscando parcerias e recursos adicionais para enriquecer o ambiente educacional.
Perspectivas Futuras e Políticas Públicas.
Olhando para o futuro, os pesquisadores sugeriram um investimento contínuo em formação docente, adaptação de salas de aula e políticas públicas que visem a inclusão digital efetiva. A pesquisa na Escola Municipal Turma da Mônica serviu como base para reflexões sobre o papel transformador das TDIC’s na educação e a necessidade de uma abordagem integrada para preparar os alunos para os desafios tecnológicos do século XXI.
Em um mundo em constante evolução tecnológica, o estudo destaca a importância de adaptar as práticas pedagógicas para promover um ambiente educacional mais dinâmico, participativo e eficaz, preparando assim os alunos para os desafios do futuro. O artigo pode ser acessado no link a seguir:
https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/340/271
Texto: Fernando Pereira.