Acadêmicos da Unilogos University Investigam o Significado do Currículo na Educação.

Edevana Leonor Vantroba e Gabriel César Dias Lopes lideram pesquisa sobre práticas curriculares.

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Uma pesquisa recente realizada por acadêmicos da Unilogos University, sob a liderança de Edevana Leonor Vantroba e Gabriel César Dias Lopes, lançou luz sobre o significado e a importância do currículo na organização escolar contemporânea. Intitulada “PRÁTICA E VIVÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: DESDOBRAMENTOS, CULTURA E TRANSFORMAÇÃO”, a pesquisa visa explorar a construção do conhecimento de forma ampla e multidisciplinar, oferecendo insights valiosos para o campo educacional.

Desmistificando as Relações do Currículo

O estudo, que se baseou em uma abordagem qualitativa exploratória, consultou renomados autores da área, como Freire, Sacristán, Veiga, Bhabha, Forquin e Young, entre outros. A pesquisa teve como objetivo desmistificar as relações que envolvem o currículo, considerando sua extensão, neutralidade, abrangência legal e cultural.

*História e Evolução do Currículo*

A pesquisa abordou também a evolução histórica do conceito de currículo, desde suas origens latinas até sua complexidade contemporânea. Autores como Johann Friedrich Herbart e John Dewey foram citados como influentes na definição do currículo como um processo dinâmico de construção do conhecimento, valorizando as experiências dos alunos como protagonistas.

Desafios e Perspectivas Futuras

O estudo destacou os desafios enfrentados na implementação de propostas curriculares, incluindo a dicotomia entre o currículo formal e o vivido, a necessidade de integração entre teoria e prática, além das questões políticas e sociais envolvidas. Os pesquisadores ressaltaram a importância de políticas educacionais que priorizem os conhecimentos prévios dos alunos e promovam um acompanhamento mais individualizado e contextualizado.

Reinvenção Cotidiana do Currículo

Por fim, a pesquisa enfatizou a necessidade de uma reinvenção cotidiana do currículo, respaldada de maneira democrática e autônoma, promovendo novos rumos para a construção curricular. Apesar dos desafios encontrados, os acadêmicos da Unilogos University estão confiantes de que suas descobertas contribuirão para práticas educacionais mais inovadoras e eficazes no futuro.

O estudo liderado por Vantroba e Lopes serve como um importante marco na compreensão do currículo no contexto educacional contemporâneo, oferecendo subsídios para reflexões e transformações na prática pedagógica. Abra o link a seguir para ler o artigo na íntegra:

https://revista. cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/341/272

Texto: Fernando Pereira.

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