Rondônia pode sofrer queda nas temperaturas com chegada de massa de frio polar.
Forte massa polar chega no início da próxima semana e derruba temperaturas em Rondônia.
Devido aos ventos intensos, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero, no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no Pantanal de Mato Grosso, nas planícies da Bolívia e no sul e leste da região de selva do Peru!
Nesta terça-feira (13/6/2023), uma forte, poderosa, abrangente e duradoura massa de ar frio polar atingirá o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, sul de Goiás, planícies da Bolívia e região de selva do Peru. Seus ventos serão tão intensos que chegarão até a cidade de Manaus, com leve queda da temperatura na capital amazonense, mas com queda uma pouco mais acentuada até Tabatinga, na fronteira com a Colômbia.
No entanto, o frio mais intenso ocorrerá no leste e no sul do Acre (microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira), no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas (região de Boca do Acre), no centro, sul e oeste de Mato Grosso (principalmente no Pantanal e em Cuiabá), nas planícies da Bolívia e no sul e leste da região de selva do Peru (principalmente na região de Porto Maldonado).
Essa forte onda de frio será duradoura no Acre e Rondônia, devendo permanecer, com noites “geladas”, pelo menos até domingo, dia 18 de junho, porém, com muito sol e baixíssima umidade do ar a partir da próxima quinta-feira.
No entanto, na próxima sexta-feira, após as 14h, publicaremos informações mais precisas sobre essa friagem típica a ocorrer na Amazônia Ocidental, que deverá ser a mais intensa dos últimos 20 anos num mês de junho.