Metodologias Ativas na Educação: Uma Revolução no Processo de Ensino-Aprendizagem
Estudo da Unilogos University destaca a influência positiva dessas abordagens no desenvolvimento integral dos estudantes.
No cenário educacional brasileiro, a Unilogos University destaca uma mudança significativa no papel do estudante, agora considerado o protagonista de sua própria aprendizagem. Nesse contexto, as metodologias ativas surgem como ferramentas essenciais para promover a autonomia, criticidade e reflexividade dos alunos. O estudo realizado pelos acadêmicos Maria da Paz de Almeida Ferreira, Tiago Aparecido de Melo Campos, Cassio Hartmann, Fabio da Silva Ferreira Vieira e Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues aborda essa temática de forma teórico-reflexiva.
Importância do Debate:
O artigo “Influência das Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem: Abordagem Teórico-Reflexiva” analisa a transição entre metodologias tradicionais e ativas, identificando princípios fundamentais que as constituem como estratégias pedagógicas de aprendizagem. A pesquisa bibliográfica, com base em autores nacionais e internacionais, revela que as metodologias ativas representam uma revolução no ensino-aprendizagem.
Considerações Finais:
Ao considerar as descobertas apresentadas, fica evidente que as metodologias ativas promovem uma abordagem mais centrada no estudante, reflexiva e contextualizada. O estudo destaca a transformação do papel do educador, exigindo uma postura de curador, orientador e facilitador do aprendizado.
Desafios e Necessidades:
A influência das metodologias ativas na aprendizagem destaca a urgência de formar docentes para utilizar essas abordagens. A importância da formação inicial e continuada é ressaltada, assim como a necessidade de os profissionais da educação estarem atentos às demandas do processo ensino-aprendizagem, visando formar alunos mais críticos e competentes.
Evolução das Abordagens:
O estudo também destaca as convergências entre metodologias consagradas no século passado e as ativas na prática docente atual, revelando uma evolução e reinterpretação ao longo do tempo. A busca por uma educação mais significativa e alinhada às demandas contemporâneas fundamenta a adoção das metodologias ativas.
Explorando Possibilidades:
Ao explorar os princípios que constituem as metodologias ativas da aprendizagem, como aluno protagonista, autonomia, problematização da realidade e reflexão, trabalho em equipe, inovação e papel do professor como mediador, percebe-se a riqueza dessas abordagens para o desenvolvimento integral dos estudantes.
O Futuro das Metodologias Ativas:
Por fim, as estratégias pedagógicas de aprendizagem por metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, ensino híbrido, resolução de problemas, estudo de caso e mapa mental, oferecem diversas possibilidades para enriquecer a experiência educacional. O estudo ressalta a importância de continuar explorando e aprimorando essas metodologias, desenvolvendo práticas inovadoras e adaptáveis às necessidades em constante transformação da educação.
O artigo completo pode ser acessado no link a seguir: https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/index