Acadêmicos da Unilogos University Destacam a Importância da Articulação entre Teoria e Prática na Formação Pedagógica.
Estudo liderado por Benedito Fernando Honório Cascardo, Cassio Hartmann, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues e Fábio da Silva Ferreira Vieira traz reflexões sobre a intersecção entre teoria e prática na educação.
A formação pedagógica é um caminho enriquecedor que se constrói na intersecção entre teoria e prática. Sob a liderança de Benedito Fernando Honório Cascardo, Cassio Hartmann, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues e Fábio da Silva Ferreira Vieira, acadêmicos da Unilogos University conduziram uma pesquisa que destaca a importância dessa integração na preparação de educadores para os desafios contemporâneos.
Teoria e Prática: Uma Interdependência Fundamental
A pesquisa, intitulada “A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA”, enfatiza a interdependência entre teoria e prática na formação de professores. Através de uma revisão de literatura, autores renomados como Arroyo, Demo, Luckesi e Machado ressaltam como essa integração enriquece a formação, contribuindo para a capacitação de profissionais mais reflexivos e eficazes.
A Sala de Aula como Laboratório.
A pesquisa destaca também a importância da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em ambientes reais de ensino. A sala de aula torna-se um laboratório onde os futuros educadores têm a oportunidade de experimentar, ajustar e aprimorar suas estratégias pedagógicas, consolidando assim seu aprendizado e desenvolvendo uma compreensão mais profunda da prática docente.
Personalização da Prática Pedagógica
Considerar a singularidade de cada contexto educacional é fundamental na formação pedagógica. Reconhecer as especificidades de cada escola, turma e aluno capacita os educadores a personalizar suas práticas, garantindo uma resposta mais eficaz às demandas específicas de cada ambiente de aprendizagem.
Impacto Duradouro na Educação
Ao finalizar este percurso formativo, os educadores emergem não apenas com uma sólida base teórica, mas também com a habilidade de aplicar esses conhecimentos de maneira sensível e eficaz. Quando a formação pedagógica se faz bem-sucedida, transcende a sala de aula, promovendo um impacto positivo duradouro na educação e na vida dos alunos.
A pesquisa liderada por Cascardo, Hartmann, Rodrigues e Vieira oferece valiosas reflexões sobre a importância da integração entre teoria e prática na formação pedagógica, destacando como essa abordagem enriquece a prática docente e promove uma educação de qualidade. Para ler o artigo, acesse o link:
https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/342/273
Texto: Fernando Pereira.