A (Des)contrução na Educação: o que esse tema tem de importante?*
O estudo realizado pelos pesquisadores: Eduardo Fofonca, Mônica Lins e Grasiele Reisdorfer, Professor e estudantes da Universidade trazem uma reflexão muito importante para o ensino e aprendizagem.
O estudo intitulado como “A prática educomunicativa e as (des)construções necessárias para uma formação sociocultural: construtos e reflexões para o fortalecimento de um campo”, é fruto de uma pesquisa importante sobre a prática educomunicativa, as reflexões sobre as (des)construções necessárias para o fortalecimento da formação sociocultural no contexto educacional.
Os autores observam que para se constituir uma prática e um pensar pedagógico educomunicativo é preciso que ocorra uma constante reflexão sobre as ações, valores, atitudes e posicionamentos: tanto na pesquisa, quanto na construção de novos saberes.
As discussões neste estudo foram desenvolvidas a partir de uma breve análise dos constructos de que a educomunicação defende e as (des)construções necessárias para fortalecimento do campo.
Os pesquisadores concluíram que a tarefa de criar e fortalecer espaços de ações inclusivas, participativas, emancipatórias, democráticas, criativas e críticas, em uma ambiência educativa, comunicativa e midiática, tomando as tecnologias como instância mediadora, formadora e transformadora, as quais caracterizam-se como um grande desafio, e são de fato um desafio.
Torna-se essencial uma constante (des)construção de valores, atitudes e posicionamentos, através de uma contínua confrontação da teoria com a prática e permanente reflexão crítica, que poderá proporcionar avanços e novas perspectivas.
O estudo foi publicado na Revista científica Cognitionis. A Revista Cognitionis foi criada pela Logos University International (UniLogos) e além das importantes indexações esta avaliada pelo sistema Qualis Capes (MEC) como nível B.
Parabenizamos os pesquisadores pelo excelente tema!
Jornalista: Fernando Pereira