Como hoje em dia ao falarmos de negócios temos que considerar aquelas que são físicos e virtuais ou somente físicos, ressalto que minha fala se destina à quem abriu ou abrirá um PDV – Ponto de Venda físico.
Tendo feito a ressalva, vamos ao tema:
Muitas pessoas empolgadas por serem donas de seu próprio negócio, num impulso, escolhem o que abrir e onde abrir e abrem o tal negócio. Muito/ acertam no preço que vão vender o produto, na forma de divulgação, na região onde vão se localizar, contudo, erram no local.
O “P” de Praça (localização, endereço) é, às vezes, o mais importante a ser considerado. Há um tempo atrás quando foi aberto o primeiro Atacadão aqui na cidade, eu, à época ainda um formando em Marketing, observei que não demoraria tempo para ele fechar, dado que o local escolhido, embora mostrasse bem sua localização e estivesse num local por onde passa muita gente, a dificuldade de acessar o empreendimento o levaria à banca rota.
Tristemente isso aconteceu!
Não é preciso escolher um local de grande circulação apenas, é preciso entender qual a dinâmica dessa circulação grande de gente. A localização do seu negócio não tem que estar acessível a um monte de gente, e sim, acessível aos seus potenciais clientes.
Se você não seguir as peculiaridades de localização favorável aos seus potenciais clientes, não valerá de nada ter preço menor, boa estética no PDV e gastar “rios” de dinheiro em marketing, seja digital ou não. Se for de difícil acesso, se a experiência de não for positiva: como ser um local relativamente seguro, onde haja estacionamento, onde não se precise fazer contorcionismo para se chegar etc. o cliente irá numa boa, às vezes, mesmo sem precisar de grande investimento em marketing porque o marketing orgânico impulsionado pela experiência positiva fará o “boa a boca” gerar lotação e frequência de mais e mais pessoas.
Às vezes seu negócio relativamente deu certo, vc consegue vender relativamente bem ao ponto de sobreviver. Mas já se perguntou se sua localização fosse mais favorável suas vendas não poderiam aumentar grandemente?
Só você vive essa situação cômoda, cuidado! O mundo, como dizem por a, é dos espertos. E os clientes, dos que proporcionam não só o produto, mas uma experiência positiva de acesso ao PDV. Se alguém abrir um negócio símile em um local mais favorável, será que sua cartela de clientes baixa? As pessoas podem até ter ligação afetiva com você por te conhecer há muitos anos e tal, mas quando ele fizerem o cálculo emocional da experiência positiva de acesso que seu concorrente vai oferecer, você poderá se arrepender de não ter saído da situação cômoda.
A sustentabilidade de um negócio não depende só do que ele vende, mais de todos os demais fatores conjugados. E os fatores que fornecem uma experiência positiva ao cliente, com certeza não devem ser desprezados.
(Autor: Fernando Pereira – jornalista, mercadólogo, filósofo, formando em Administração e formando em mestrado em Ciências Políticas)
Pense nisso.