Contrabando de ovos supera até drogas na fronteira com o México.

0

Gripe aviária causou escassez, elevou os preços e gerou uma onda de furtos, limite nas compras e ações do governo para conter a crise.

O que era para ser um alimento comum do dia a dia, virou alvo de criminosos nos Estados Unidos. O aumento no preço dos ovos, provocado por um forte surto de gripe aviária, fez o produto se tornar tão valioso que está sendo contrabandeado em grande escala na fronteira com o México.

A situação é tão grave que, segundo as autoridades americanas, as apreensões de ovos na divisa entre Tijuana e San Diego cresceram 158% em comparação com o ano passado — ultrapassando até o tráfico de drogas em algumas rotas.

O surto da doença forçou o abate de milhões de galinhas em todo o país, reduzindo drasticamente a oferta. Com isso, os preços dispararam. Em algumas cidades, meia dúzia de ovos custa quase 5 dólares, e a dúzia chega a até 7,79 dólares.

A crise está afetando o dia a dia da população. Supermercados em Miami, por exemplo, estão com prateleiras vazias e limitaram a quantidade de ovos por cliente. Em Seattle, um restaurante foi invadido e teve mais de 500 ovos roubados.

Para tentar resolver o problema, o governo dos EUA anunciou um investimento de até 1 bilhão de dólares em ações de biossegurança nas granjas. A ideia é controlar a gripe aviária e evitar novos surtos.

Quem for pego contrabandeando ovos pode ser punido com multas pesadas e até prisão. Mesmo assim, o crime segue aumentando, especialmente em estados próximos ao México, onde os preços do produto são bem mais baixos.

PASTELARIALOPES

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

error: Content is protected !!